A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, realizou em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (EMBRAPA Rondônia) um treinamento para agricultores familiares voltado para o cultivo do café. A capacitação faz parte do “Projeto Feijão com Arroz”, que tem por objetivo o trabalho de pesquisa nas áreas de terras altas com os cultivos previstos inicialmente de abacaxi, açaí, banana, mandioca, pupunha e café.
A capacitação foi ministrada na área do projeto piloto, próximo a Nova Mutum Paraná, e contou com a participação de vinte agricultores. O foco foi no plantio do café Conilon BRS Ouro Preto, recomendado especialmente para Rondônia por apresentar características mais favoráveis ao clima, solo e elevada umidade da região. A espécie foi pesquisada no campo experimental da EMBRAPA Rondônia em Ouro Preto do Oeste.
Rondônia é o quinto estado que mais produz café no Brasil. Os agricultores do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau receberam recomendações e o passo-a-passo para a implantação de uma lavoura de café. De acordo com o presidente da Associação do Reassentamento Rural Vida Nova, Antônio Nascimento, é sempre bom participar das qualificações da EMBRAPA. “Todas as vezes que essas atividades são realizadas, incentivamos a participação dos nossos associados, para que possam aprender as técnicas na prática”, ressalta o presidente.
Segundo Miguel Lins, analista de Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), ações semelhantes já foram oferecidas. “Em oportunidades anteriores, abordamos as recomendações e práticas que devem ser adotadas na implantação das culturas de mandioca e cana-de-açúcar”, destaca Miguel. Os treinamentos são oferecidos gratuitamente pela ESBR em parceria com a EMBRAPA. E em contrapartida, os agricultores precisam demonstrar o conhecimento adquirido em suas propriedades, como resultado da aprendizagem.
PROJETO “FEIJÃO COM ARROZ”
A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e a EMBRAPA Rondônia firmaram convênio no valor de R$ 4,5 milhões para a realização do “Projeto Feijão com Arroz”. Com início em março de 2012 e duração de cinco anos, a parceria tem colaborado com as comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau para aumentar as oportunidades de trabalho, melhorar a renda familiar e garantir a segurança alimentar, através da adoção de técnicas e novas tecnologias. O projeto faz parte do Subprograma de Reorganização das Atividades Produtivas da ESBR, desenvolvido no âmbito do Programa de Remanejamento das Populações Atingidas.