A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, cumpre mais um compromisso de compensação social ao entregar para o Governo do Estado de Rondônia um barco-hospital todo equipado que custou R$ 4 milhões e atenderá a população ribeirinha dos rios Mamoré e Guaporé.
O barco-hospital, denominado Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo, foi entregue para o Governo ano passado e os seus equipamentos foram entregues nos dias 7, 8 e 9 deste mês, às margens do Rio Mamoré em Guajará Mirim, onde o barco está atracado. Toda essa entrega faz parte do convênio 169/12, firmado entre a ESBR e o Governo de Rondônia. Os materiais vão equipar os três consultórios, as salas de enfermagem, triagem, nebulização, procedimentos e curativos, além da sala de coleta, laboratório, farmácia, cozinha e lavanderia.
“A unidade fluvial oferecerá atendimento médico e odontológico à população ribeirinha, bem como serviços de atendimento ao cidadão implementados pela Secretaria Estadual de Assistência Social em parceria com a Casa Militar, que dará o suporte para que tudo transcorra da melhor maneira possível”, destacou Raíssa Coelho Marques, assessora da Casa Militar. Raíssa recebeu todo o material juntamente com o responsável técnico pelo relacionamento e tombamento de materiais e equipamentos do Departamento de Patrimônio da Secretaria de Estado da Saúde, Sr. Adalmir Melo da Costa. Além dos materiais de saúde e de utilidades domésticas, o barco recebeu equipamentos de informática, que servirão para cadastrar os pacientes.
O barco-hospital conta ainda com o apoio de duas ambulanchas, também já entregues ao Governo de Rondônia pela ESBR, adquiridas com verbas de compensações sociais “A unidade de saúde fluvial ajudará muito a população ribeirinha que tem dificuldade de acesso às unidades convencionais. E se houver lugares onde a embarcação não pode passar, o uso das ambulanchas será de suma importância.
Estamos felizes e com o sentimento de dever cumprido, pois contribuímos efetivamente com mais saúde, bem-estar e entregamos mais uma ação de compensação social”, destaca o Diretor Administrativo & Institucional da ESBR, José Lucio de Arruda Gomes.
A previsão é que o Governo do Estado inaugure a nova unidade de saúde no segundo semestre deste ano. Com equipe médica, medicamentos e demais aparatos necessários, a unidade de saúde fluvial estará apta a realizar as viagens pelos rios Mamoré e Guaporé. O barco-hospital deve prestar atendimento médico-odontológico e social às famílias ribeirinhas de seis municípios da região: Guajará-Mirim, Costa marques, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, São Francisco D´Oeste e Pimenteiras. E em cada viagem, deve ficar por 15 dias prestando esses atendimentos no local.