A Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) participou, pelo segundo ano, da II Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (PORTOAGRO), realizada de 24 a 28 de agosto. Ao visitar o estande da instituição, o público recebeu informações das atividades da Cooperativa, entre elas, sobre a produção de mudas para reflorestamento. Cada visitante ganhou sementes para cultivar em casa.
Para a Presidente da COOPPROJIRAU, Sandra Vicentini, o resultado da feira foi positivo, já que o objetivo de dar visibilidade ao trabalho dos cooperados foi alcançado. “O objetivo foi divulgar o nosso trabalho, bem como as atividades futuras, como da agroindústria que está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2017, na qual serão produzidas as polpas de açaí e cupuaçu”, ressaltou Sandra. Além disso, de acordo com a presidente, quatorze extrativistas cooperados serão responsáveis pelo processo produtivo na agroindústria e os demais produtores da região, também cooperados, estão sendo estimulados a participar com o plantio de mudas dessas frutas.
A COOPPROJIRAU foi fundada em setembro de 2010 a partir das ações do Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Jirau, executadas desde o período de implantação do empreendimento. O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Veríssimo Neto, visitou o estande da COOPPROJIRAU e destacou que a ESBR sempre prioriza a parceria com a Cooperativa.
Atualmente a empresa está construindo uma agroindústria que já está 70% concluída e também fornecerá equipamentos com a capacitação técnica adequada para os produtores, visando o manuseio dessas ferramentas de forma eficiente e segura.