A Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, confirma que a energia elétrica gerada em Jirau também é despachada para o Sistema Acre-Rondônia, abastecendo os dois estados pelo Transformador TF-13 (450 MW) e pelos equipamentos denominados “back-to-back” (2 de 400 MW), instalados na Subestação Coletora Porto Velho. Por isso, não é exclusividade da Usina de Santo Antônio o fornecimento de energia elétrica aos dois estados.
A Usina Hidrelétrica (UHE) de Santo Antônio já testou, com sucesso, 5 (cinco) das 6 (seis) máquinas adicionais da expansão com a sua operação na cota 70,5m. Este fato comprova que o seu funcionamento não depende da subida da cota de operação do nível 70,5m para o 71,3m.O início da operação comercial dessas unidades depende unicamente de uma decisão da Santo Antônio Energia, concessionária da UHE Santo Antônio.
Portanto, não há fornecimento exclusivo de uma usina ou de outra para Rondônia. As duas hidrelétricas disponibilizam energia para essa região Norte do país. Além deste fato, os estados do Acre e de Rondônia contam com a energia disponibilizada pelo Sistema Interligado Nacional, por meio da interligação existente com a Subestação Jaru, localizada no Mato Grosso (360 MW), que recebe e distribui a energia gerada pelas hidrelétricas do Rio Madeira e de outras geradoras brasileiras.
A Usina Hidrelétrica Jirau possui capacidade instalada de 3.750 MW, sendo 50 turbinas tipo bulbo, energia suficiente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas. Atualmente, conta com 45 máquinas em operação comercial, mais duas sincronizadas e em testes de comprovação de potência, exigidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e outras duas a serem sincronizadas em testes ainda neste mês de outubro. A 50ª e última unidade geradora entrará em operação comercial até o final de novembro de 2016, completando a motorização da usina.