Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré e do Colégio Einstein de Nova Mutum Paraná participaram de uma programação especial que marcou o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A ação foi promovida pelo Observatório Ambiental Jirau com o apoio da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. Além de palestras, os estudantes assistiram à peça teatral Cristalino, encenada pelo Grupo Raízes do Porto, de Porto Velho.
O peixe Cristalino é a personagem principal do espetáculo que conta com os seus amigos para proteger os recursos hídricos e o meio ambiente. De forma lúdica e divertida, os alunos foram conscientizados sobre a importância da água para os seres vivos. “É muito interessante trabalhar esse tema com as crianças utilizando personagens que estão na natureza, pois as chances de assimilação e aprendizado são muito maiores”, afirmou Suely Rodrigues, diretora e atriz do teatro.
Isabele Duarte, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora de Nazaré, assistiu e aplaudiu a apresentação e ainda fez questão de dançar várias músicas. “Eu me diverti bastante e aprendi também que devemos economizar água para que ela não falte na nossa casa. Ah! E nada de jogar lixo nos rios para não prejudicar os animais”, contou.
Segundo a Coordenadora de Campo do Observatório Ambiental Jirau, Sirley Camacho, a ideia de incluir atividades lúdicas na programação surgiu para fixar melhor o pensamento de preservação no processo de aprendizagem das crianças. “Dessa forma planejamos e realizamos programações diferenciadas com o intuito de atrair e envolver toda a comunidade”, afirmou.
Clariana Belém, Analista de Socioeconomia da ESBR, destacou que a Empresa faz questão de apoiar as atividades do Observatório, uma organização criada e fomentada através do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau. “Nosso objetivo é disseminar e estabelecer ações para marcar datas comemorativas como o dia mundial da água, a semana do meio ambiente, o dia da árvore, dentre outras, para toda a comunidade da área de influência da Usina Jirau, de modo que as práticas de conservação e preservação do meio ambiente comecem dentro de casa”, enfatizou.