Jirau é o maior empreendimento sendo construído pelo grupo no mundo
Uma comitiva formada por representantes do grupo GDF SUEZ visitou o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau e o Pólo Industrial Porto Velho nesta segunda-feira, 03.
Os representantes da GDF SUEZ, maior investidor do empreendimento, conheceram a implantação da UHE Jirau, que é o maior projeto de geração de energia em construção do país e uma das obras prioritárias do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal. A UHE Jirau é também o maior investimento francês no Brasil de todos os tempos.
Acompanhados do diretor Presidente da Energia Sustentável, Victor Paranhos, os executivos fizeram inicialmente um sobrevôo no canteiro de obras e em solo, verificaram de perto a atual fase dos trabalhos, que segue em ritmo acelerado. No canteiro de obras de Jirau estão sendo realizados os serviços de escavação das estruturas da Casa de Força I e Vertedouro, obras do canteiro industrial e alojamentos. Também estão sendo iniciados os serviços preparatórios na margem esquerda, com as escavações para a Casa de Força II, onde futuramente serão implantadas 18 turbinas geradoras de energia, do total de 46 unidades previstas no projeto.
Durante toda a visita, Victor Paranhos, explicou os detalhes da implantação do empreendimento. A etapa de concretagem das estruturas está prevista para dezembro deste ano, com início pelo vertedouro. Em janeiro de 2010, deverá ser iniciada a concretagem da casa de força da margem direita do rio. Para a construção do empreendimento serão necessários mais de dois milhões de metros cúbicos de concreto. Os números e a velocidade com que os trabalhos estão sendo desenvolvidos nas obras da UHE Jirau impressionaram a comitiva.
O grupo conheceu também as obras do Polo Industrial Porto Velho, que abrange a implantação de um completo centro residencial, comercial e industrial, situado nas margens da BR-364, a 100 km da capital Porto Velho, bem próximo ao canteiro de obras da UHE Jirau, com acesso direto ao Acre e futura rodovia transoceânica. Localizado em uma área central, o Polo conta com um sistema modal eficiente para o setor produtivo, além de infraestrutura completa, como água tratada, rede de esgoto, luz elétrica, telefone e ruas asfaltadas.
Jan Flachet, Presidente da GDF SUEZ Latin America afirmou que a partir deste primeiro contato foi possível perceber que a construção de Jirau está atendendo ao planejamento traçado. “Observamos os acessos, construções, infra-estrutura. Checamos tudo. Posso garantir que a obra, e também o Pólo são bem impressionantes”, afirmou.
Após a visita às obras, o grupo seguiu para o gabinete do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, para uma visita de cortesia. Na ocasião, o diretor Presidente da GDF SUEZ Energy International, Dirk Beeuwsaert, falou dos investimentos da empresa no Brasil e no mundo e do potencial brasileiro para gerar energia limpa. “Esta é uma obra emblemática para todo o grupo. Temos mais 13 empreendimentos sendo construídos e Jirau é, sem dúvidas, o maior”, destacou.