Representantes da Delegacia Fluvial de Rondônia visitam canteiro de obras e Polo Industrial Porto Velho
Uma comitiva da Delegacia Fluvial de Porto Velho participou de uma visita ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, nesta quarta-feira, 22, para conhecer de perto os detalhes do empreendimento.
A visita da Marinha foi organizada pela Diretoria Institucional da Usina Hidrelétrica Jirau, que tem o objetivo estratégico de envolver todos os órgãos e instituições que de alguma forma têm relações com a construção de Jirau. “Nosso objetivo é fazer com que Jirau esteja ajustada em todos os detalhes, e que todas as partes interessadas do empreendimento sejam adequadamente informadas sobre as etapas de implantação da usina”, resumiu José Lúcio de Arruda Gomes, diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil.
De acordo com Ubirajara Luberiaga Júnior, Delegado Fluvial de Porto Velho, a visita de apresentação da obra foi muito proveitosa. “Verificamos todos os detalhes. A intenção é acompanhar a obra de perto, para que o resultado seja positivo no nosso segmento de atuação. Qualquer intervenção nas águas precisa do acompanhamento da Marinha. Essa aproximação com a Usina Jirau é muito positiva”, explicou.
A equipe técnica volta à obra no prazo de um mês para fazer uma avaliação e acompanhar os procedimentos necessários para projetos futuros que vão utilizar o espaço hídrico, como as embarcações (balsas), que darão apoio aos trabalhos na margem esquerda e as linhas de transmissão.
Além da obra, a equipe da Marinha visitou o Pólo Industrial Porto Velho e recebeu informações detalhadas sobre o local onde residirão trabalhadores da usina, famílias realocadas de Mutum Paraná e ainda onde estão sendo implantadas indústrias de médio e grande porte para atender a demanda da obra e da região.
Na ocasião falou-se da importância de das obras da UHE Jirau e do Polo Industrial no contexto sócio econômico da região Norte e conseqüentemente para o Brasil. “A grande vocação do estado de Rondônia é ligada ao aproveitamento do rio, com a implantação de empreendimentos hidrelétricos, projetos de logística e nevegabilidade e muitos outros e a atuação Marinha é fundamental, finaliza José Lucio.