Em meio ao cenário de desenvolvimento que é estimulado com a implantação da Usina Hidrelétrica Jirau, em Rondônia, surgem novas demandas por produtos e serviços, que podem ser explorados por comerciantes e empresários da região. Na procura de colaborar neste processo, a Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Jirau, lança o Programa de Qualificação de Micro e Pequenos Empresários locais.
O objetivo do programa é capacitar empresários de micro e pequenas empresas da região em temas relacionados ao empreendedorismo. A ação faz parte da parceria firmada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidade de referência contratada para ministrar os cursos.
As aulas serão ministradas, no período de julho a outubro deste ano. O programa beneficiará diretamente os comerciantes dos distritos de Jaci-Paraná, Mutum-Paraná, Abunã e Fortaleza do Abunã. Inicialmente são oferecidas 120 vagas, distribuídas nos quatro distritos.
O primeiro curso, Aprender a Empreender, iniciou nesta segunda-feira, às 19h, na escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, em Mutum-Paraná, e encerra na próxima sexta-feira, 18. A idéia é proporcionar aos empresários das localidades um diferencial. Além disso, os cursos ampliam as oportunidades neste setor e favorecem na melhoria dos serviços prestados.
Ao todo, serão cinco módulos com os temas Aprender a Empreender, Gestão Empreendedora, Boas Vendas, Formação de Preço de Venda e Controles Financeiros, que serão desenvolvidos em sala de aula, pela equipe de instrutores do Sebrae, com expertise em desenvolvimento empresarial e comercial, sem nenhum custo para a comunidade. Ao passar por todos os módulos o participante terá no currículo uma carga horária de 105 horas/aula.
Segundo o empresário Claudenir Oliveira, que atua no ramo de panificação em Mutum-Paraná, apesar de estar na área há cinco anos, ainda se considera leigo no assunto. “Agora com os cursos oferecidos pela Energia Sustentável iremos ter uma outra visão do nosso estabelecimento, em proporção bem maior”, declarou.
Claudenir disse ainda que vai acompanhar o ritmo do crescimento na região e está ansioso para estudar o modulo “Controle Financeiro”. “Não adianta eu ganhar dinheiro e não saber o que fazer com ele. O nosso objetivo é também enriquecer o nosso conhecimento. Com isso melhorar os serviços, praticidade, ganhar tempo e saber administrar o nosso dinheiro”, finalizou.
Para o diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil, José Lúcio de Arruda Gomes, os cursos oferecidos são de extrema importância para os participantes e representam uma oportunidade de empreendimento e geração de renda acompanhando as mudanças ocorridas no local. “A capacitação, além de ampliar o conhecimento do empresário contribui para a melhoria dos serviços oferecidos”, diz. “A ação sedimenta o caminho do desenvolvimento sustentável em Rondônia”, completa.
No período de 20 a 25 de julho, o curso será ministrado em Fortaleza do Abunã. Em seguida, de 27 de julho a 01 de agosto, será a vez de Abunã. E Jaci Paraná finaliza a primeira rodada deste mês.