Uma comitiva da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) visitou a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau no dia 12 de setembro e acompanhou de perto a operação do empreendimento e demais trabalhos desenvolvidos pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR). O Diretor da ANEEL, Efrain Cruz, veio acompanhado do Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração, Gentil Nogueira de Sá, do Superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição, Ivo Sechi Nazareno, do Coordenador da Análise da Transmissão, Esilvan Cardoso dos Santos e dos especialistas em regulação, Felipe Maruff Dib e André Meister.
O grupo foi recepcionado pelo Diretor Administrativo da ESBR, Júlio Freitas, juntamente com o Gerente de Operação, Marcelo Fonseca, o Gerente de Planejamento e Engenharia, Luis Barbosa e o Gerente de Segurança e Saúde Ocupacional, Oscar Chaves, bem como a Coordenadora de Hidrologia, Camila Souto. O roteiro da visita incluiu as principais estruturas da UHE Jirau, como as duas casas de força, onde estão instaladas as 50 Unidades Geradoras (UG’s), o Vertedouro Principal e o Vertedouro de Troncos. Localizada no Rio Madeira (Porto Velho, RO), a UHE Jirau é um dos maiores projetos de geração de energia elétrica do Brasil. A sua capacidade de produção é de 3.750 megawatts, suficientes para abastecer mais de 40 milhões de pessoas.
Após percorrer o empreendimento, o Diretor da ANEEL, Efrain Cruz, afirmou que o objetivo da visita à UHE Jirau é estreitar o relacionamento da agência reguladora com os agentes geradores de energia. “Um empreendimento como a Usina Jirau é um case de sucesso que o Brasil precisa apresentar para o mundo, um exemplo que deu certo e temos que ter como patrimônio do setor elétrico nacional”, destacou Cruz.
Na oportunidade, o Diretor Administrativo da ESBR, Júlio Freitas, afirmou que Jirau tem destaque no ranking das hidrelétricas com alta performance e possui um papel fundamental para manter a segurança energética do país. “Receber a comitiva da ANEEL para conhecer os trabalhos da ESBR de perto é muito importante, temos a oportunidade apresentar a grandeza da UHE, o orgulho dos empregados em fazer parte da história, como também mostrar que projetos estruturantes bem sucedidos como Jirau têm função estratégica, tanto para o setor elétrico quanto para o desenvolvimento social da região”, salientou Freitas.
Após a visita, a comitiva almoçou no restaurante da Usina e retornou para a capital, dando sequência à agenda de trabalho no estado.