Evento promovido pela ENGIE, TAG e Jirau Energia ocorreu no Rio de Janeiro, em formato de quiz, no estilo televisivo e está em sua 3ª edição.
“Jirau me proporcionou a oportunidade de aprimorar um dos conhecimentos mais importantes para o futuro do nosso planeta: a transição energética”. Conta, empolgado, João Vitor Padilha, aluno do curso de Engenharia Elétrica da UNIR, ao falar da sua experiência no ENGIE Academic Challenge Brazil, evento acadêmico promovido pela ENGIE, TAG e Jirau Energia, ocorrido na quarta-feira (19/09), no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.
O aluno, continua: “O maior ganho, na minha perspectiva, foi de poder conhecer os participantes de diversas universidades e receber esse carinho por parte de Jirau e seus representantes. É muito válido termos uma empresa tão importante nos apoiando para aproveitarmos juntos essa experiência”. finaliza o discente.
O ENGIE Academic Challenge Brazil (EAC) é um desafio em torno da transição energética, especialmente projetado pela ENGIE e destinado a estudantes universitários dos cursos de engenharia, administração e correlatos. A intenção do projeto, que já teve outras duas edições internacionais, uma na França (Edição França – 2021) e outra em Amsterdã (Edição Europa – 2023), foi proporcionar uma experiência única aos universitários com o objetivo de criar conexões e projetar um futuro sustentável em conjunto.
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e detém 40% da fatia acionária da Usina Hidrelétrica Jirau. O grupo se destaca em mais de 70 países e está comprometido em acelerar a transição mundial para o carbono neutro, por meio do consumo sustentável de energia e soluções mais ecológicas.
“Para nós da Jirau Energia é muito gratificante apoiar esse evento e poder contribuir para a formação profissional desses jovens, mostrando a necessidade de termos um mundo com menos emissão de carbono. Nesse sentido, Jirau dá um belo exemplo, pois além de gerar energia de forma limpa e sustentável, exerce seu papel social, estreitando laços essenciais, a exemplo, temos esse com a UNIR”, comenta Edson Silva, Presidente da Jirau Energia, que também esteve presente no EAC.
O desafio global sobre transição energética reuniu mais de 200 estudantes, de 13 instituições de ensino de todo o país: Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro e Bahia. O aluno que mais se destacou de cada Universidade participante do quiz recebeu um prêmio individual de 2 mil reais, e o pódio da competição ficou por conta da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Minas Gerais, com o 1º lugar; o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) levou a 2ª colocação, enquanto a Universidade Federal da Bahia (UFBA) arrematou o 3º lugar.