Executivos da GDF SUEZ, uma das quatro sócias da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) – concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, visitaram o empreendimento dia 31 de março. Com o objetivo de verificar in loco, o avanço do projeto, estiveram presentes, o presidente Mundial de Energia Williem Van Twembeke; o presidente Brasil Maurício Bähr; o diretor de Operações da GDF SUEZ América Latina Daniel Pellegrini; o diretor Financeiro das atividades internacionais Pierre Guiollot e o gerente de Operações da GDF SUEZ América Latina, Miguel Mateus.
Os executivos foram recepcionados pelo presidente da ESBR Victor Paranhos, acompanhado dos diretores José Lucio de Arruda Gomes (Administrativo & Institucional), Isac Teixeira (Operação) e Marco Bucco (Engenharia). Além do ex diretor de Engenharia Maciel Paiva, e de representantes da Leme Engenharia, empresa responsável pela Engenharia do Proprietário.
Dando início à visita, o presidente da ESBR realizou uma apresentação com informações sobre o cronograma de motorização, status das unidades geradoras e eficiência energética, fatores de disponibilidade e avanços físicos. Em seguida, o grupo visitou as duas Casas de Força e suas áreas de montagem, passando pelo Vertedouro Principal e Vertedouro de Troncos.
O presidente Brasil da GDF SUEZ, Maurício Bähr, descreveu como fantástica a evolução do projeto. “Estamos bastante satisfeitos com o andamento da obra, executada com qualidade e eficiência. Ansiosos também, pois em breve teremos unidades gerando a energia assegurada. Isso é possível porque as máquinas estão sendo montadas cada vez mais rápido, devido ao aprendizado adquirido com as demais já instaladas”.
O Presidente Mundial de Energia da GDF SUEZ, Williem Van Twembeke, teve mais uma vez, ótima impressão com o que viu na UHE Jirau. “Sempre vejo a equipe da ESBR motivada e me sinto muito bem recebido. O projeto evoluiu muito desde a última vez em que estive aqui, quando as primeiras unidades geradoras ainda estavam sendo montadas.
Este grande avanço se deve à impressionante capacidade de realização da ESBR, tanto na parte de Engenharia como na parte social e de meio ambiente. A equipe tem executado muito bem esse projeto tão difícil, que é o maior e mais importante da GDF SUEZ. Temos orgulho de ter nosso carimbo aqui e poder dizer que “Fizemos Jirau”, destacou o executivo.