A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau está localizada a mais de 100 quilômetros de distância das Terras Indígena (TI) Igarapé Lage e Igarapé Ribeirão, território do povo Oro Wari, a TI Kaxarari, território do povo Kaxarari, e a TI Uru Eu Wau Wau, território dos povos Jupau, Amondawa, Oro Win, e isolados, desta forma, não caracterizaram áreas de influência da usina.
Esses povos indígenas, por sua vez, preservam com o seu modo de vida ambientalmente sustentável, áreas contíguas de floresta e as nascentes de diversos mananciais hídricos. Neste sentido, o Programa tem o objetivo de levar benefícios socioambientais, culturais e econômicos para as populações das quatro Terras Indígenas (TIs), apoiando o uso racional dos recursos naturais relacionados aos costumes de dieta alimentar, ciclos rituais e à saúde Indígena.
Além de ações orientativas, foi realizado junto a esses povos, a construção de infraestrutura adequada de Postos de Vigilância, Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), e Escolas Indígenas, doações de equipamentos e veículos. Nessas ações, a Jirau Energia já investiu R$ 36 milhões ao longo da execução do Programa.
O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, explica que estas ações proporcionam as condições adequadas para as instituições públicas responsáveis, como Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). “Apoiamos na proteção territorial, saúde e educação dessas TIs melhorando as condições e a qualidade de vida desses povos.” destaca Veríssimo Neto.