A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, conta hoje com 301 empregados. Desse total, cerca de 20% são de mulheres. Elas ocupam os mais diversos cargos e nas mais diversas funções. “Isso demonstra a preocupação da ESBR em manter um quadro efetivo sem distinção de gênero e mais do que isso, o reconhecimento e a valorização do potencial feminino”, destaca a gerente de Recursos Humanos, Denise Vieira.
O ano de 2014 fechou com seis gerências ocupadas por mulheres e três em cargos de coordenação. Em um balanço mais geral, entre os 50 gerentes e coordenadores, 18% são mulheres. Já considerando nível técnico e auxiliares, os índices são de 18% e 37%, respectivamente, do público feminino. Um dos exemplos é a técnica em Eletromecânica Géssica Garcia, 19 anos.
Contratada para atuar na Manutenção Mecânica da Usina Jirau, a partir de um estágio feito através da parceria entre a ESBR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI – RO). “A Géssica me chamou a atenção quando estagiou conosco, pelo comprometimento e dedicação”, revela o coordenador de Manutenção, Breno Carvalho.
A verdade é que as mulheres têm, cada vez mais, chamado a atenção das empresas. “Sou jovem, quero aproveitar a oportunidade dada pela Energia Sustentável e me destacar na minha função”, comemora a jovem Géssica.