O dia 20 de abril foi um dia letivo bem diferente para a turma de Engenharia Civil da Faculdade Integrada de Ouro Preto do Oeste (UNEOURO), no interior do Estado de Rondônia. Após sete horas de viagem de ônibus, o grupo composto por 29 acadêmicos e um professor, chegou à Usina Hidrelétrica Jirau. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto um dos maiores empreendimentos do país.
O grupo foi recepcionado pelo Relações Públicas da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Normando Lira, que exibiu uma apresentação e um vídeo institucional. “É muito gratificante receber os estudantes e apresentar a Usina a eles. Acredito que dessa forma, contribuímos para a formação desses futuros profissionais”, destaca.
O percurso da visita incluiu a Sala de Controle, Vertedouro e a Casa de Força da Margem Esquerda. Aluno do 1º período de Engenharia Civil, Luciano Pereira, 29, disse que conhecer a UHE Jirau é uma oportunidade ímpar e irá agregar bastante nos seus estudos. “Estou muito surpreso com tudo o que estou vendo por aqui. O que mais me chamou a atenção foi o tamanho da obra e a tecnologia, gerando energia de forma sustentável. Com certeza, superou minhas expectativas”, afirma o estudante.
De acordo com o professor de Desenho Técnico e Introdução à Engenharia, Jeremias Caetano da Silva, o objetivo da visita foi também proporcionar uma vivência da profissão na prática. “Esta é a primeira vez que viemos à UHE Jirau. E sair da teoria, acompanhando de perto a prática do dia-a-dia, é de suma importância. Após a visita, os alunos farão um relatório sobre o conhecimento obtido”, informa.