A agropecuária é uma atividade que tem crescido consideravelmente no Reassentamento Rural Coletivo da Usina Hidrelétrica Jirau. Atualmente, são 22 produtores rurais atuantes no ramo. E, visando à saúde do gado, os proprietários foram incentivados a participar da 38ª edição da “Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa e Brucelose do Estado de Rondônia”.
A ação foi realizada no dia 15 de abril e contou com a participação das equipes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (IDARON); da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER); além da Assistência Técnica e Social (ATS) da empresa Ampliari Natureza e Sociedade, responsável pela execução do Programa de Remanejamento das Populações Atingidas da Usina Jirau; bem como a equipe técnica da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária do empreendimento.
Os proprietários reassentados tiveram a oportunidade de obter esclarecimento sobre a importância da vacina no gado, aplicação de vermífugo e esclarecimentos sobre o documento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que, uma vez apresentado na EMATER, garante a legalização ambiental ao produtor.
Durante a atividade, dez bezerros (de até dois anos) foram vacinados na propriedade do senhor Raimundo Luiz da Silva, 64. Para ele, orientação como esta é muito importante porque também poderá repassar a informação a outras pessoas. “Com a vacina, tenho a garantia de um gado protegido, com saúde. E poderei incentivar os outros a vacinar seu rebanho também”, observa.
Para o veterinário da EMATER alocado em Jaci-Paraná, Luís Alberto de Freitas, as ações contribuem para o desenvolvimento rural e social. “O produtor rural necessita de um acompanhamento e aprendizagem sobre o manejo. E a EMATER vem somar, por meio de capacitações, palestras, demonstrações in loco, ou seja, dando suporte para esse crescimento”, destaca.
De acordo com o analista de Socioeconomia da Energia Sustentável do Brasil, Miguel Lins, essa alternativa de renda que deu certo, foi possível através do recurso do Projeto de Renda Individual. “O objetivo principal dessa assistência oferecida aos produtores, é promover uma reorganização produtiva, um ganho econômico com sustentabilidade”, informa.
Esta é a segunda que vez que os proprietários do Reassentamento da Usina Jirau são assistidos por esta capacitação. O veterinário da IDARON, José Antônio Vitalino de Souza, explica que a ação contribui para a aproximação da agência com o produtor. “Nesse período de vacinação, percebemos uma mudança positiva. Está tendo mais interesse por parte do produtor em cuidar do seu rebanho e estar em dia com a documentação junto ao órgão. Isso é muito bom, pois atuamos não somente com a fiscalização, mas também como contribuintes no processo de melhoria. Gado saudável soma com o crescimento do produtor”, observa.
Sobre a campanha
Na primeira etapa (de 15/04 a 15/05), deve ser vacinado o gado de zero a dois anos. Após a imunização, o produtor precisa procurar o escritório da IDARON de sua localidade para declarar o rebanho vacinado. O prazo encerra no dia 22 de maio. Na segunda etapa (de 15/10 a 15/11), todo o rebanho deve ser vacinado. A declaração deverá ser realizada até o dia 22 de novembro.