O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) promoveu nos dias 22 e 23 de abril, o “Treinamento de Desencarceramento de Vítimas presas em Ferragens”, na Usina Hidrelétrica Jirau, para os empregados da Energia Sustentável do Brasil (ESBR). A ação, que capacitou a equipe da Brigada de Emergência, Segurança do Trabalho e Patrimonial da empresa, abordou casos de baixa e alta complexidade, relacionados a resgate em acidentes de trânsito.
O treinamento foi realizado sob o comando do Tenente Cliviton Reis e do Sargento Adriano Oliveira do CBMRO. Dividido em duas partes, com duração total de oito horas, ofereceu instruções teóricas no primeiro dia, com orientações sobre como fazer rapidamente uma vistoria do veículo acidentado, tornando mais ágil o socorro às vítimas. E no segundo dia, os integrantes participaram do treinamento prático para o corte da estrutura metálica dos veículos e de técnicas para retirada de vítimas presas às ferragens, com a utilização dos equipamentos de desencarceramento em situações especiais. Durante os ensinamentos, utilizaram pinças, tesouras, expansores hidráulicos e veículos.
Por inúmeras vezes, a equipe da Brigada de Emergência da Energia Sustentável do Brasil, foi acionada para atender a ocorrências de acidentes nas imediações da Usina Jirau, principalmente na rodovia. E os primeiros atendimentos são realizados por unidades de resgate da própria Usina.
Para o técnico em Emergência da Energia Sustentável, Carlos Henrique Freire, o conhecimento adquirido poderá ser utilizado em caso de chamadas de emergência na rodovia, por exemplo. “Esta é mais uma ação que visa ampliar a qualidade do serviço prestado por nossa equipe, padronizando as condutas de socorro para ter um tempo de resposta satisfatório e melhorar o atendimento às vítimas”, afirmou Carlos Freire.