Alunos do ensino médio de escolas públicas e do Instituto Federal do Acre (IFAC) visitaram a Usina Hidrelétrica Jirau no dia 03 de julho, acompanhados de professores e coordenadores. Um total de 27 pessoas, dos municípios de Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia, que formam a região do Alto Acre.
O grupo percorreu mais de 600 quilômetros para “adquirir conhecimento”, como destacou o professor José Gouveia. O aprendizado começou com um vídeo institucional sobre o empreendimento e o trabalho realizado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR) nas áreas ambiental e social. Os jovens fizeram vários questionamentos ao Relações Públicas da ESBR, Normando Lira, responsável pela condução da visita. Em seguida, fizeram um tour pela Usina, passando pela Sala de Controle, área de montagem das turbinas, Vertedouro de Troncos, Casa de Força da Margem Esquerda e Vertedouro Principal.
Um dos coordenadores da excursão, José Roberto Gomes da Silva, disse que conhecer Jirau foi muito positivo. “Não sabíamos que para gerar energia era necessário um esforço tão grande, envolvendo tanta gente. O que aprendemos aqui, com certeza vamos repassar, para que todos tenham consciência sobre esta obra surpreendente”.
Já para Évellyn Eunice Amorim Moura, aluna do Curso Integrado de Biotecnologia do IFAC, conhecer Jirau foi fantástico. “Muitos mitos foram quebrados e muito conhecimento adquirido. Levo daqui uma experiência importante, que é a preocupação com a preservação da natureza e o cuidado com as pessoas que vivem ao redor da Usina”.