O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva – Porto Velho (RO), General Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, esteve na Usina Hidrelétrica Jirau dia 22 de julho, para acompanhar o status de implantação e operação do empreendimento.
A comitiva, formada ainda pelo Major Rafael Novaes da Conceição, 1º Tenente Nédson Luiz dos Santos Campos e o Soldado Uesley Santos da Silva Dias, foi recebida pelos diretores da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) José Lucio de Arruda Gomes (Administrativo & Institucional) e Isac Teixeira (Operação).
Durante o encontro, os militares foram informados sobre o desenvolvimento do projeto e o cronograma de operação. E visitaram a sala de controle da Hidrelétrica, a área de montagem, vertedouro principal e o sistema descarregador de troncos.
O General de Brigada aproveitou a oportunidade para propor aos diretores da ESBR, a continuidade da parceria com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que tem como principal função o emprego tático em ambiente de florestas tropicais. Por esta razão, ele sugeriu um plano de ação conjunto de treinamentos, com exercícios simulados, visando garantir a segurança nacional.
Para o comandante, “tão importante quanto conhecer o projeto é garantir o funcionamento das turbinas que movem o desenvolvimento nacional. Por isso queremos continuar defendendo o local para que a geração de energia não sofra descontinuidade. Sem segurança não existe trabalho constante e com qualidade”, enfatiza o General Costa Neves.
O diretor da ESBR, José Lucio de Arruda Gomes defendeu a manutenção da parceria com as instituições que compõem as Forças Armadas Brasileiras. “É muito importante esse reconhecimento feito pela 17ª Brigada na Usina. Essa parceria é necessária, já que Jirau, como geradora de energia, é área de segurança nacional. Vamos continuar trabalhando juntos”.