Pesquisadores dos Institutos Lactec e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) visitaram a Usina Hidrelétrica Jirau no dia 02 de julho, logo após participarem do Workshop Tecnológico. Durante o evento, foram discutidas propostas de novas tecnologias capazes de garantir maior eficiência na geração de energia elétrica. O encontro contou com a participação dos representantes dos institutos de pesquisa, além de gerentes e coordenadores de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Manutenção, Operação e Engenharia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau.
A visita foi conduzida pelo Relações Públicas da ESBR, Normando Lira, que apresentou a sala de controle da hidrelétrica, passando pela área de montagem das turbinas, casas de força, vertedouro principal e vertedouro de troncos. Para o gerente de Conta do CPqD, Eduardo Hideo Toi, a oportunidade de conhecer Jirau foi muito boa. “Usina fantástica que nos proporcionou vivenciar não só a operação, como também a construção. Conseguimos ter uma visão que é muito difícil conseguir em outros locais. A visita foi excelente”, declarou.
O gerente do Departamento Comercial dos Institutos Lactec, Carlos Eduardo Ribas, também fez comentários sobre o empreendimento. “De todas as usinas que já trabalhei e visitei, Jirau me deixou bastante impressionado pelo cuidado. Desde o início, na portaria, o cuidado com a segurança do visitante, a preocupação em passar conhecimento sobre o funcionamento da Usina, hospitalidade e até a limpeza me impressionou. Mesmo estando em obras, a equipe se preocupa com a limpeza. Proporcionar bem-estar ao visitante é um valor inestimável”.
Especialistas em soluções inovadoras, os Institutos Lactec – com sede em Curitiba, no Paraná –, atuam principalmente na área de Pesquisa & Desenvolvimento, reunindo um dos maiores quadros de profissionais do país. Representando os institutos, estiveram presentes no workshop realizado na UHE Jirau, os gerentes do Departamento de Eletricidade e Materiais, Alexandre Rasi Aoki; da Divisão de Sistemas Mecânicos, Carlo Giuseppe Filippin e do Departamento Comercial, Carlos Eduardo Ribas; além do executivo de negócios do comercial, Luiz Caetano Maciel, e do pesquisador da Divisão de Meio Ambiente, Juliano José da Silva Santos.
E situado em Campinas, no interior de São Paulo, o programa de Pesquisa & Desenvolvimento do CPqD é o maior da América Latina em sua área de atuação, com atividades voltadas para futuras transições tecnológicas. Representando esta instituição, estiveram presentes, os pesquisadores Claudio Antônio Hortêncio e Regina Celia Grigolon Comar, além do gerente de Conta Eduardo Hideo Toi.