Durante os dias 17, 18 e 19 de agosto, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) fez parte de um dos maiores eventos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do Brasil, realizado no Complexo Costa do Sauípe, Bahia (BA). Organizado pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia e responsável pela distribuição de energia na BA, o VIII Congresso de Inovação Tecnológica e Energia Elétrica – CITENEL foi organizado de forma simultânea ao IV Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – SENEEL. Realizado e coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os dois eventos reuniram autoridades, especialistas, fabricantes, representantes de universidades, distribuidoras, geradoras e transmissoras de energia elétrica de todo o país.
Patrocinadora do evento, a ESBR demonstrou através dos seus projetos desenvolvidos pelo setor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), avanços tecnológicos e científicos para soluções voltadas ao setor elétrico. Os visitantes do estande da empresa no local, puderam acompanhar em tela touchscreen, tour virtual pela Usina Hidrelétrica Jirau, além de vídeos institucionais, materiais impressos informativos e explicações dos profissionais presentes.
Representante da ESBR no evento, o gerente de Projetos Breno Bellinati, ressaltou a importância da participação, que foi uma oportunidade de aprendizado, troca de experiências, avaliação de resultados e projeções de médio e longo prazo. Para Breno, “é importante perceber o que temos em comum com outras empresas geradoras de energia, tanto em relação aos problemas, quanto em relação às possíveis soluções. A observação do setor como um todo e a troca de experiências, é de extrema relevância para otimização dos nossos próprios processos e procedimentos”, completou. Ainda segundo Bellinati, “o objetivo da UHE Jirau é fornecer disponibilidade máxima ao Operador Nacional do Sistema e energia limpa e segura para toda a sociedade”.
Empresários do setor de consultoria em eficiência energética foram ao estande da ESBR para se informar a respeito das novas tecnologias e projetos de P&D desenvolvidos na UHE Jirau. Segundo Ana Maria Mesniki, diretora da MKI Engenharia, “é muito interessante saber o que está acontecendo em outras regiões do país em termos de inovações tecnológicas em geração de energia. Alguns dos nossos clientes são empresas distribuidoras de energia elétrica e esse tipo de informação faz toda a diferença no trabalho de consultoria. É importante acompanhar como usinas de outras regiões do país lidam com suas particularidades”, ressaltou.
Parcerias
Alguns projetos de parceria puderam ser estabelecidos, como no caso dos Institutos Lactec, que estiveram representados através do gerente Comercial, Carlos Eduardo Ribas. Segundo Ribas, as intenções de parceria dos Institutos Lactec com a UHE Jirau só aumentaram e as impressões a respeito da visita que fez às instalações do empreendimento foram as melhores: “Todo o cuidado e atenção com a segurança do visitante são notáveis em Jirau. A estrutura e a qualidade dos procedimentos que eles realizam fazem diferença e deixaram uma imagem positiva em nossos técnicos”.
O Congresso ainda possibilitou o encontro dos representantes da ESBR com várias autoridades nacionais e internacionais. O superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética da ANEEL, Máximo Pompermayer, visitou o estande da ESBR e conversou com especialistas da empresa.
Para Gizele Silva, engenheira de P&D da ESBR, a participação da empresa em eventos como esse só melhora o relacionamento com outras companhias do mesmo segmento, além de proporcionar contato com futuros parceiros. “Eventos como esse possibilitam que nós vejamos o que há de melhor em termos de tecnologia disponível no mercado, permitindo assim maior sinergia e avanços inovadores nas nossas pesquisas e na prática do nosso serviço”, concluiu.