Uma campanha contra a raiva animal foi realizada em Nova Mutum Paraná de 17 a 19 de março pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ). Nesse período, técnicos do departamento visitaram os moradores de casa em casa para vacinação de cães e gatos. A ação contou com o apoio da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, através dos Programas da Fauna Silvestre e de Saúde Pública. Além disso, a iniciativa também manteve interface com o Programa de Comunicação Social da Usina, para a produção e divulgação de material informativo sobre o tema.
De acordo com o Gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, os programas socioambientais envolvidos nesta ação têm como meta apoiar atividades de controle e prevenção de doenças em Nova Mutum Paraná e esta parceria com o DCZ/SEMUSA vem cumprir esse objetivo. “Estamos contribuindo com a prevenção de doenças por meio da transferência de recursos, como equipamentos e insumos, para que o órgão possa executar as ações de sua competência. Neste caso, o serviço de vacinação antirrábica”, ressalta Neto.
A equipe do DCZ, composta por dois auxiliares de veterinário, vacinou os animais e entregou o cartão de vacina aos seus donos, que também receberam folhetos informativos sobre a raiva provocada por cães, gatos e morcegos. “A receptividade da população foi positiva e colaborou muito com o nosso trabalho, isso é muito importante”, destaca Saturnino Sales Araújo, da equipe de Zoonoses.
A moradora Sônia Maria Soares fez sua parte. “Há um bom tempo eu tento conseguir a vacina para o meu cachorro, mas não dava certo. Essa ação é muito boa para prevenir esses animais de doenças que podem atingir o ser humano”, recomenda a Sônia Maria.
A campanha contra a raiva animal já faz parte do calendário de Nova Mutum Paraná e nessa edição, dezenas de animais foram vacinados, confirmando o compromisso da Usina Jirau com a responsabilidade socioambiental da região onde está inserida.