Localizada no Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia, a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau obteve neste mês (16/9/2016) a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para operar comercialmente a 45ª unidade geradora, tornando-se a maior hidrelétrica com turbina tipo bulbo do mundo.
“De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo controle da operação, geração e transmissão da energia que abastece as cinco regiões do país, a UHE Jirau está em primeiro lugar com uma disponibilidade energética média de 99,10% no período de janeiro a agosto deste ano”, destaca Carlos Alberto, Gerente de Operação da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau.
Além disso, a UHE Jirau possui a maior turbina bulbo em potência unitária instalada, com 75 MW. Em segundo lugar vem a UHE Santo Antônio com 73 MW (Brasil), conforme cadastro do ONS, e em terceiro lugar, a UHE Tadami com 65 MW (Japão).
Outro fator de reconhecimento da UHE Jirau pode ser indicado pelo conceito “A” que a ESBR recebeu da ANEEL no guia de indicadores, criado pelo órgão para a entrega de Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica, mostrando o comprometimento da empresa com os prazos.
Até o final de 2016 a UHE Jirau estará com as suas 50 turbinas tipo bulbo operando a plena capacidade, o que significa 3.750 MW para abastecimento de mais de 40 milhões de pessoas.