As primeiras horas do dia de trabalho do dia 8 de março foram marcadas por presentes, palestra, apresentação musical e um delicioso café. Foi dessa forma que a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, promoveu uma homenagem especial para as suas empregadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As mulheres que trabalham na Usina Hidrelétrica Jirau e no escritório da ESBR no Rio de Janeiro foram contempladas com a homenagem.
Na Usina Hidrelétrica Jirau a programação iniciou com as palavras da Gerente de Recursos Humanos da ESBR, Nilcy Martins. Segundo ela, a empresa se orgulha muito em poder comemorar o dia das mulheres reunindo toda força de trabalho feminina. “Temos muito para celebrar, não somente por estarmos no mercado de trabalho fazendo a diferença, mas também porque é importante ter um momento para refletirmos sobre o nosso papel na sociedade e no mundo”, afirmou.
O Diretor Administrativo da ESBR, Júlio Freitas, também prestou sua homenagem. Ele destacou a diferença que a mulher faz no mercado de trabalho em virtude de sua competência. “As empregadas da ESBR executam suas atividades na Usina Hidrelétrica Jirau com excelência, o que nos deixa muito orgulhosos”, afirmou.
Durante o evento, o Diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira, destacou a importância que as mulheres têm na empresa. “Nossas empregadas foram bem selecionadas, tanto pela capacidade técnica quanto pela capacidade de adaptação no ambiente de Usina. É muito bom saber que temos em nosso quadro mulheres altamente preparadas para os cargos que exercem”, finalizou. A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher encerrou com uma apresentação musical do Projeto Canta Mulher, de Porto Velho, que contou com um repertório variado da música popular brasileira.
Desafios – Durante o evento a Técnica de Operação da ESBR, Suelen Bonário, contou sobre os desafios que enfrentou para hoje ter uma carreira sólida. “Comecei na profissão por meio de um estágio e fui me apaixonando pelo ambiente de trabalho. Não é fácil ficar longe da família, mas, graças a Deus tenho meu filho, esposo e novos amigos por perto e sou completamente realizada. É muito bom trabalhar onde se tem reconhecimento profissional”, afirmou.