A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau recebeu, em dois momentos, a visita de equipes técnicas da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ambas do Estado do Mato Grosso (MT). Os grupos foram recepcionados pela equipe da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, liderada pelo Coordenador de Meio Físico e Biótico, Michel Obara.
Os visitantes conheceram as áreas reflorestadas por meio do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, um dos dois sistemas de transposição de peixes, a sala de controle, onde é feita a supervisão e controle de todos os equipamentos e sistemas de operação da UHE Jirau e a casa de força da margem direita. Em seguida, após almoçarem no restaurante da Usina, assistiram às apresentações sobre os programas socioambientais ministradas pela equipe do Setor de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR.
O Gerente de Meio Ambiente da Companhia Energética Sinop (CES), concessionária da UHE Sinop, André Germano Vasques, disse que a UHE Jirau sempre desperta curiosidade por ser uma das maiores do Brasil. “Viemos até aqui para conhecer o histórico desta Usina, como ela funciona e conhecer as soluções, encaminhamentos e proposições técnicas implementadas frente aos desafios que surgiram para que este Empreendimento funcionasse com tanto êxito”, afirmou.
A Secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazzaretti, considerou a visita muito importante para toda a equipe da Secretaria. “Embora a nossa atuação seja em outra região, aqui estamos conhecendo vários programas que podem ser adaptados em Mato Grosso. Decidimos visitar a UHE Jirau por estar localizada na região Amazônica e ter uma ictiofauna bastante rica. As trocas de informações técnicas certamente contribuirão com o nosso trabalho”, destacou.
A Analista de Meio Ambiente da Sema-MT e Doutora em Ciências Ambientais, Rita de Cássia Gonçalves Fiori, também agradeceu a oportunidade de conhecer a UHE Jirau. Segundo Rita, havia bastante expectativa em saber como os programas socioambientais funcionam. “A impressão que a gente teve é a melhor possível, pois vimos equipamentos de última geração em pleno funcionamento, uma ótima interface entre os programas socioambientais e um processo de informação eficiente, o que proporciona uma segurança muito grande”, enalteceu.
O Coordenador de Meio Físico e Biótico da ESBR, Michel Obara, disse que é sempre uma grande satisfação para a empresa receber os grupos interessados em conhecer a UHE Jirau, que se tornou referência no país. “O sucesso da UHE Jirau deu-se em virtude dos desafios superados e um histórico de equipes capacitadas e engajadas, dessa forma ficamos contentes que a experiência que tivemos aqui contribua com outros grandes projetos que estão em andamento”, ressaltou.