A comunidade de Nova Mutum Paraná teve a oportunidade de participar de palestras sobre dois assuntos importantes e bastante debatidos na atualidade: bullying e políticas públicas para as mulheres. As atividades foram promovidas pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e a Prefeitura Municipal de Porto Velho.
O tema Bullying, um problema social foi ministrado pelo assistente social, arteeducador e diretor teatral Vado Fernandes aos alunos do Colégio Einstein e da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré. Vado utilizou ritmos, signos e jogos corporais que lembram o teatro, de modo que os adolescentes compreendessem os diversos tipos de bullying e seus respectivos riscos. “Quando o público é formado por crianças e adolescentes é preciso ter dinamismo, portanto, dialoguei e interagi com eles sobre a importância de se colocar no lugar do outro e sobre os valores humanos e morais, enfatizando que o adolescente é sujeito transformador e promotor de mudanças”, explicou.
A professora Carla de Souza acompanhou seus alunos durante a palestra sobre bullying na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré. Carla considera o aprendizado sobre o assunto importante, inclusive para que os adolescentes utilizem essas informações de forma positiva, tanto em casa quanto na escola. A estudante Erika de Oliveira, do 9º ano, gostou da forma como o tema foi tratado. “Foi uma palestra bem legal, na qual houve muita interação e aprendemos várias coisas, principalmente sobre os tipos de bullying”, afirmou.
A palestra Políticas públicas para as mulheres foi ministrada para os moradores no Colégio Einstein pela Assistente Social Sebastiana Suares, Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Serviço de Proteção e Acolhimento Especializado à Família e Indivíduos da Secretaria Municipal da Assistência Social e Família (Semasf). Na ocasião, a especialista apresentou o que são as políticas públicas e os meios pelos quais as mulheres podem buscar os seus direitos.
De acordo com a Analista de Socioeconomia da ESBR, Clariana Belém, a Empresa identificou que as atividades sociais e coletivas em formato de palestras orientadas, lúdicas e rodas de bate papo têm o potencial de esclarecer e integrar a comunidade de Nova Mutum Paraná. Dessa forma, para este ano, foram escolhidos os temas bullying e políticas públicas para as mulheres. “Toda ação que agrega valor para crianças, adolescentes, jovens e adultos é de suma importância para o desenvolvimento da comunidade de Nova Mutum Paraná e região, portanto, é de interesse da ESBR apoiar e participar”, explicou.