Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – Centro Tecnológico de Mecatrônica (CETEM) de Porto Velho tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau e o Centro Cultural de Nova Mutum Paraná. A atividade aconteceu neste mês e contemplou nove alunos do curso de Eletricista Industrial, sendo que oito deles são jovens aprendizes contratados pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina.
Os visitantes foram recepcionados pela equipe do Setor Institucional da ESBR que fez uma apresentação sobre a Empresa e a Usina. Em seguida, os aprendizes visitaram a sala de controle, onde é feita a supervisão e controle de todos os equipamentos e sistemas de operação, a área de montagem, o vertedouro principal e um dos dois sistemas de transposição de peixes. A programação encerrou com visita ao Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, onde estão expostas mais de cem mil peças arqueológicas.
O Instrutor de Eletroeletrônica, Willian Zanin, considerou a visita extremamente importante por proporcionar aos alunos o conhecimento da área em que eles poderão atuar no futuro. “Trata-se de uma oportunidade de vivência com a empresa na qual foram contratados como aprendizes e também de conhecer a dimensão da Usina Hidrelétrica Jirau que está entre as maiores do Brasil”, explicou.
“Esta atividade foi muito importante para o meu processo de aprendizagem. Gostaria de ficar até mais tempo para aprender mais e reforçar o conhecimento que estamos obtendo lá no SENAI, eu gostei muito de conhecer a Usina”, afirmou a jovem aprendiz da ESBR, Raquel Gomes de Jesus. Já o aprendiz Pablo Henrique agradeceu a oportunidade. “Fiquei muito feliz com esse momento que a ESBR nos proporcionou, pois quando chegamos à UHE Jirau já ficamos surpresos com a sua dimensão e com a tecnologia utilizada para construí-la e operá-la”, declarou.
A visita à UHE Jirau é uma das atividades previstas na carga horária do Programa de Aprendizagem da ESBR, desenvolvido em parceria com o SENAI de Porto Velho. Este ano, jovens com idade entre 14 e 24 anos que passaram no processo seletivo realizado em dezembro de 2016, ingressaram no curso de Eletricista Industrial, com carga horária de 800 horas. Os selecionados foram contratados como aprendizes da ESBR com direito à bolsa auxílio no valor de R$ 440,00 mais benefícios.