A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau recebeu 30 militares do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), que faz parte do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC). A visita foi realizada no fim de maio e entre outras estruturas, o grupo conheceu o Edifício de Controle, a Sala de Controle e a Casa de Força da Margem Direita.
O NPOR/5ºBEC é um estabelecimento de ensino militar, destinado a formar o aspirante a oficial da Reserva de 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército. Um dos objetivos é contribuir com o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência. O Núcleo forma 20 alunos por ano que vão compor a reserva de oficiais do Exército Brasileiro.
Capitão Franco explica que o NPOR busca conhecer instituições relevantes para o desenvolvimento nacional do ponto de vista econômico e estratégico. “A reserva é muito importante para nós porque é a nossa interligação com a sociedade civil. Tendo em vista esta formação, nós buscamos levá-los a locais estratégicos, que sejam de relevância tanto para formação militar quanto para uma ação de cidadania”, destaca.
Para a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, a proximidade com órgãos de defesa nacional é muito importante. “Receber os órgãos de defesa nacional é importante, pois durante os encontros podemos esclarecer dúvidas sobre a Usina que contribuem com a segurança da área. Ao mesmo tempo, colaboramos com a formação desses jovens, que aproveitam a visita para levantar oportunidades de aprendizado em relação à segurança”, ressalta o Coordenador de Segurança Empresarial da ESBR, Ivar Araújo.